Arraste de Vapor

Extração por Arraste de Vapor

Diversos tipos de folhas, frutos, sementes, raízes, cascas e caules permitem extrair óleos essenciais, que se destacam pela grande importância terapêutica e econômica devido ao alto teor de constituintes ativos. O interesse das indústrias por esses produtos vêm crescendo muito e a comercialização movimenta milhões de dólares em todo o mundo.
A extração desses óleos é feita por destilação. Uma corrente de vapor passa pela matéria prima e arrasta com ela o óleo. Quando esse vapor condensa, temos dois líquidos imiscíveis: água e óleo essencial.
Para realizar esse processo, a Ecirtec possui vários equipamentos com diversas capacidades de produção. Entre eles, estão as DORNAS, tanques nos quais a matéria-prima é acondicionada para o processo de destilação e os DECANTADORES, que separam a água do óleo.

A unidade de extração por arraste de vapor pode ser fornecida com uma ou mais dornas. É formada basicamente por: dorna (ou extrator), condensador, separador água/óleo, estrutura e interligações. Complementam a unidade de extração: calderia para geração de vapor, torre de resfriamento de água e bomba de circulação.

Características Técnicas

Extração por arraste de vapor

Instalação com uma ou mais dornas. As dornas estão disponiveis para volumes de 15, 50, 100, 250, 500, 1.000, 2.000, 3.000 e 5.000 litros, para operação a pressão atmosférica ou até 6 kg/cm2. Outras especificações sob consulta.

Unidade de extração por arraste de vapor formada por aparelhos construídos em aço inoxidável: dorna, condensador, separador, plataforma com estrutura de sustentação e piso de operação da dorna.

Características Técnicas

DORNA DE 500 Litros

Com uma dorna com capacidade nominal de 500 litros para operação com pressão de até 3 kg/cm2.

Unidade de extração por arraste de vapor, construída em aço inoxidável, para pequenas produções e pesquisas (Laboratório) composta de: Uma dorna, um aparelho condensador, um aparelho separador, uma estrutura de sustentação e uma Mini Caldeira com capacidade nominal de 4 kg/h de vapor saturado (aquecimento por meio de queimador a gás GLP, outras opções favor consultar).

Características Técnicas

DORNA DE 15 Litros

Com uma dorna com capacidade nominal de 15 litros para operação com pressão de até 3 kg/cm2.

Unidade de extração por arraste de vapor formada por aparelhos construídos em aço inoxidável: dorna, condensador, separador e estrutura de sustentação.

Características Técnicas

Dorna de 100 Litros

Com uma dorna com capacidade nominal de 100 litros para operação com pressão de até 3 kg/cm2.