Uma mistura de óleo vegetal e álcool anidro capaz de reduzir a presença de gases poluentes no meio ambiente, gerar renda e trazer desenvolvimento econômico. Essa é o cenário do biodiesel no Brasil, cada vez mais competitivo diante da inevitável escassez futura de combustíveis fósseis e das ações sistemáticas de combate ao aquecimento global.
Para quem deseja aproveitar o momento e investir nesse mercado promissor, a Ecirtec oferece diversos equipamentos e desenvolve projetos para produção de biodiesel a partir de diversas matérias-primas, sempre de acordo com as especificações da ANP (Agência Nacional do Petróleo).
Biodiesel
A produção de biodiesel é a partir de óleo ou gordura disponível. Adotando que temos disponível uma determinada semente oleaginosa, os seguintes processos:
1. Extração do óleo: A semente oleaginosa será devidamente preparada e prensada para extrair o óleo. Em grande escala a extração é feita por solvente. A torta (parte sólida) resultante da prensagem será tratada e poderá ser usada como fertilizante ração animal e até mesmo alimentação humana. A aplicação da torta será de acordo com a qualidade e tipo da matéria prima e das condições operacionais que forem adotadas na extração. O óleo obtido segue para a etapa seguinte;
2. Tratamento do óleo: Dependendo da qualidade do óleo obtido na etapa anterior (ou proveniente de terceiros e/ou de reciclagem), teremos um ou mais dos seguintes processos: filtração, degomagem, neutralização, secagem e winterização. Neste ponto teremos óleo limpo, sem gomas, sem acidez, sem ceras e seco para ser enviado à seção de produção do biodiesel por transesterificação.
3. Transesterificação: Nesse processo, o óleo é misturado com álcool (etanol ou metanol) em um tanque com agitação mecânica, na presença de um catalisador. A reação dá origem ao biodiesel e à glicerina, substância presente em 20% do óleo vegetal.
4. Separação: Com equipamentos específicos (decantadores ou centrifugas) a glicerina é separada do biodiesel. Neste ponto temos teremos biodiesel e glicerina ainda com a presença de álcool. Por meio de evaporadores, condensadores, sistemas de lavagem e secagem o biodiesel será purificado. A glicerina já sem álcool poderá ser vendida bruta ou passar por uma purificação especifica e ser utilizada na indústria.