Preparação

O preparo adequado da matéria-prima é uma das mais importantes etapas para obtenção de óleo vegetal. Nessa fase, que acontece antes da extração, cada semente passa por processos específicos segundo suas características físico-químicas, utilizando diferentes equipamentos, tais como:

Secagem de sólidos
Ajudam a desidratar a matéria prima logo após a colheita, reduzindo o teor de umidade da semente para que a estocagem não altere a qualidade do óleo.

Peneiras de Limpeza
Destinadas à separação de materiais maiores e menores do que a semente em processamento. Também retiram da matéria prima areia, terra e impurezas metálicas visando proteção dos equipamentos do processo.

Classificação
Fazem a seleção das sementes mais adequadas para chegar a um produto final de qualidade. São utilizados também na separação de sementes, em dimensões pré definidas, visando melhor rendimento no descascamento.

Quebradores e Trituradores
Preparam a matéria-prima em processamento para facilitar o cozimento e a extração do óleo.

Descascamento
Projetados para descascar totalmente ou parcialmente as sementes destinadas à extração de óleo. Quando o objetivo é a utilização de sementes descascadas para fins de panificação e/ou alimentação o equipamento deve operar com o menor índice de quebra possível.

Laminação
Formados por um par de rolos cilíndricos realizam a floculação dos grãos deixando-os bem finos, como papel, facilitando a extração do óleo.

Cozimento
Promovem uma ruptura adicional nas sementes, por meio do calor úmido, do vapor direto ou do indireto. A temperatura de cozimento varia de acordo com a semente a ser processada. Antes de ser submetido ao processo de prensas contínuas, o material cozido deve ser secado.

Selecione abaixo:







Open chat